top of page

Cine Carioca Penha: após 18 anos fechado, cinema na Zona Norte do Rio reabre suas portas

Vinicius Rodrigues

Atualizado: 11 de jan.

Cinema do Penha Shopping é um dos contemplados em edital da Prefeitura do Rio, que vai reabrir outras salas na cidade


Fachada do Penha Shopping, no bairro da Penha, Zona Norte do Rio, onde duas salas de cinema voltam a funcionar. (Foto: Vinicius Rodrigues)

"Fico muito feliz em ver esse cinema aberto de novo, no bairro que eu morei por muitos anos, levando cultura para as pessoas", conta com muita emoção Edna Rodrigues, frequentadora antiga do cinema do Penha Shopping, localizado no bairro da Penha, na Zona Norte do Rio.

O Penha Shopping foi aberto em 1999, e nele nasceu o principal cinema do bairro, que foi sucesso nos anos 2000. Tornou-se um espaço de lazer dos moradores da Penha durante anos, mas em 2006 precisou fechar as portas.


Diante disso, após 18 anos fechado, o cinema reabre com um novo nome: "Cine Carioca Penha", através da GW Cinemas. O espaço pôde ser reaberto devido ao edital "Viva o Cinema de Rua!", da Prefeitura do Rio, que visa trazer novos cinemas de rua, fora dos grandes shoppings, e com preços acessíveis à população, fomentando o acesso à cultura aos cariocas. Foi investido cerca de R$ 1,2 milhão para a reforma das salas. 


Entrada do Cine Carioca Penha, no Penha Shopping, recém-inaugurado. (Foto: Vinicius Rodrigues)

O edital "Viva o Cinema de Rua!" foi publicado pela RioFilme por meio dos recursos da Lei Paulo Gustavo. O nome da lei foi escolhido em homenagem ao ator, que faleceu em 2021 devido a complicações da covid-19, depois de levar milhões de brasileiros às salas de cinema com sua personagem Dona Hermínia, da trilogia "Minha Mãe é uma Peça". 


Além do Cine Carioca Penha, outro cinema será inaugurado em 11 de dezembro deste ano através dos recursos da Lei Paulo Gustavo: o Cine Carioca José Wilker, localizado no bairro de Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. O nome do cinema presta homenagem ao ator, que deu vida a diversos personagens marcantes da teledramaturgia brasileira e também no cinema, como em "Dona Flor e seus dois maridos", que foi sucesso nos cinemas brasileiros no ano de 1976, levando mais de 10 milhões de pessoas às grandes telas, e que será exibido restaurado na cerimônia de abertura do cinema.


Em uma postagem no Instagram, a página oficial da RioFilme, empresa pública especializada no audiovisual do município do Rio de Janeiro, ressalta os cinemas que foram modernizados e reabertos: o Cine Guadalupe, no bairro de Guadalupe, e o Cine Carioca Nova Brasília, em Bonsucesso, ambos na Zona Norte do Rio; o Cine Santa, em Santa Teresa, na Zona Sul do Rio. E em breve, salas do Grupo Estação e a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio (MAM) também receberão recursos da entidade.


Com a reabertura do cinema no Penha Shopping, a dona de casa Edna Rodrigues, moradora de Brás de Pina, relembra os bons momentos em que levava seus filhos e sobrinhos ao cinema do local:


"Antes do cinema da Penha fechar, eu levava os meus filhos, quando eles eram menores, e os meus sobrinhos também, para passear e assistir filmes lá, e tenho só boas recordações daquela época".


Na cerimônia de reabertura do Cine Carioca Penha, que ocorreu em setembro deste ano, o secretário de Cultura do Rio de Janeiro, Marcelo Calero, afirmou o compromisso de levar cultura à Zona Norte do Rio através dos cinemas de rua:


"O Prefeito Eduardo Paes nos deu uma missão muito clara para que pudéssemos investir na Zona Norte, no subúrbio, em equipamentos de cultura, e por isso reformamos várias bibliotecas, teatros e hoje reabrimos o Cine Carioca Penha."


O Cine Carioca Penha funciona de segunda a sábado, na faixa de horário do início da tarde até o início da noite, a depender da sessão do filme, no Penha Shopping, na avenida Braz de Pina, número 150, 3º piso. Os ingressos são vendidos a preços populares, sendo que todos pagam meia: 15 reais por pessoa, a depender do filme; e crianças de até 12 anos, idosos e pessoas com deficiência, em geral, pagam 10 reais. Mais informações estão disponíveis na página do Instagram do Cine Carioca Penha.



Publicado por: Nicole Galvão


6 visualizações
bottom of page